Subscribe Twitter Facebook

domingo, 19 de abril de 2015

Culinária do Maghreb: Mhadjeb

Oi amoras! Tudo bem? Comigo tá tudo bem, apesar do meu sumiço. Bem hoje meu habibi me mandou um vídeo que foi a inspiração do post de hoje...pra quem não sabe nós conversamos muito sobre: culinária! Sim, culinária hahahaha, ele é muito curioso em relação a culinária brasileira e quer provar todos os pratos (exceto os que contenham carne de porco, mas já pensamos em substituir o porco por outra coisa por exemplo na feijoada kkk) e eu também sou muito curiosa em relação à culinária argelina porque adoro cozinhar e gosto de aprender coisas novas (e também adaptar para uma versão vegetariana ^^)



Então, eu já havia visto alguns vídeos sobre o Mhadjeb que é uma espécie de crepe que você cozinha em uma chapa. Só que o crepe argelino a massa lembra muito massa de pão árabe (o pão pita), já aqui no Brasil a massa de crepe é a mesma que fazemos panqueca, portanto uma massa cremosa batida no liquidificador. Perguntei pro meu habibi e para umas meninas argelinas sobre o recheio: tradicionalmente é um molho de tomate temperado (principalmente com cebola) e levemente apimentado, mas tem quem adicione outras coisas como no vídeo que vou mostrar, onde é adicionado atum. É uma comida de rua muito popular e você não terá dificuldade em encontrar caso esteja perambulando pelas ruas argelinas.

Segue abaixo receita + vídeo (porém está em francês):

*receita e vídeo do site amour de cuisine

Para a massa: 
  • semolina
  • sal a gosto
  • água
Para o recheio: 
  •  2 cebolas
  • 3 tomates
  • 2 dentes de alho
  • sal
  • pimenta
  • coentro em pó
  • atum 

Modo de preparo: 

Massa:  Humedeça a semolina e o sal com água, até dar o ponto de massa. Amasse bem a massa, mas sem que ela se rasgue, portanto separe em pedaços pequenos e vá os moldando até que a massa obtenha forma homogênea e elástica. A massa não pode se rasgar, tem que estar macia, caso seja necessário adicione mais água até dar o ponto. Deixe descansando e prepare o recheio.

Recheio:  Corte as cebolas em tiras. Refogue-as com o óleo drenado da lata de atum. Em seguida adicione o alho e os tomates em cubos e adicione os temperos de acordo com o seu gosto e deixe cozinhar bem. Retire do fogo, deixe esfriar e adicione o atum. 

Montando o Mhadjeb: Com a massa já pronta, faça bolinhas do tamanho de uma tangerina. Unte a mesa com óleo e abra cada uma das bolinhas e coloque o recheio. A massa deve ter uma expessura bem fina, quase transparente. Depois de colocado o recheio, feche a massa como se fosse um envelope e coloque em uma chapa ou frigideira antiaderente ou com um pouco de óleo e deixe até dourar os dois lados. 

Vídeo: 



Mhadjeb na Casbah de Argel: 





Espero que tenham gostado e bom apetite! 



2 comentários:

Leticya Gontijo disse...

Oi Juh!

Nossa que post delicioso hahaha olha eu indo pra cozinha ^^ quem sabe sai alguma coisa meio argelina!

Minhas habilidades culinárias não são muito amigas do oriente médio, mas é sempre bom tentar algo novo e essa receita parece especialmente deliciosa.

Muito bom te ver de volta, eu estou sempre sapiando por aqui, mesmo que não poste muita coisa no meu próprio blog rsrs

Beijos carinhosos,
Letícya Gontijo.

Juliana disse...

Eu também fiquei com água na boca! hahaha quero muito fazer (eu posto as receitas e não faço kk)
Menina, poste coisas no blog simmmmm
beijocaaaaaaa e shokran pela visita de sempre! <3

Postar um comentário

Atenção: Comentários islamofóbicos, antiárabes, antissemitas e que ofendam uma etnia, nacionalidade ou religião/crença não serão aceitos nem tolerados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Powered by Blogger